Ao buscar imagens na internet é possível encontrar tipos variados de  arquivos. Cada um deles tem uma função específica e saber suas  características pode ser importante na hora de utilizar a extensão certa  para armazenar suas imagens.
Pixel por pixel
O formato 
BMP (ou Bitmap) é o precursor. Ele armazena fotos e  gráficos em pequenos quadrados que chamamos de pixels. Quanto maior o  número de pixels em uma só fotografia, maior a qualidade da imagem.
Isso resulta em arquivos de tamanhos grandes demais para compartilhar  na internet e, por esta razão, surgem os formatos de compressão,  capazes de diminuir o tamanho dos arquivos e facilitar o envio e o  recebimento de dados.
JPG e fotografia
A extensão 
JPG é, sem dúvida, a mais popular. Ela é gerada por  nossas câmeras digitais e pode ser aberta em quase todos os programas  para edição de imagens. Além disso, é o formato padrão para enviar  fotografias para redes sociais.
A grande característica do JPG é a possibilidade de compressão.  Enquanto o BMP salva a imagem pixel por pixel, o JPG é capaz de gerar  blocos de pixels e, portanto, menos informação para armazenar.
O JPG é facilmente enviado por email e mensageiros instantâneos. Além  disso, é ideal, também, para armazenamento de arquivos sem ocupar muito  espaço na memória do computador.
No lado negativo, o JPG representa uma perda significativa de  qualidade, sempre que se comprime o arquivo. Cada vez que você salva uma  versão de sua foto em JPG, novos blocos de pixels são gerados e há  perda de qualidade, o que  é inevitável.
Observe a comparação das imagens acima. A primeira versão, com total  qualidade. Em seguida, duas novas versões da mesma imagem em JPG, mas  com qualidade inferior - o que significa um arquivo menor. Veja como o  JPG cria blocos de pixels cada vez maiores, quanto menor for o arquivo  para armazenar.
Por esta razão, o JPG é indicado, principalmente, para armazenamento,  e não para edição de imagens. Fotógrafos profissionais costumam aderir à  extensão 
RAW
(considerado  o "negativo" da imagem digital) quando precisam fazer edição de  imagens, pois a qualidade é infinitamente superior e não há perda de  qualidade a cada edição.
Também é necessário lembrar que não há um caminho de volta: uma vez  criado o JPG ele não pode retornar ao BMP com a qualidade anterior. No  entanto, não se preocupe com todas as suas imagens em JPG. Este tipo de  arquivo ainda é o mais prático para compartilhamento e armazenamento de  suas fotografias. Além disso, um JPG de alta qualidade pode produzir  belíssimas impressões.
GIF e suas animações X PNG e qualidade
O 
GIF é muito utilizado, principalmente para criar imagens  animadas. Esta extensão já foi muito popular na internet e é uma das  mais antigas - que já foi motivo de muitas brigas judiciais por conta de  direitos autorais.
Seu formato é 8-bit, o que significa que imagens em GIF possuem  apenas 256 cores. Portanto, apesar de ser um formato de compressão que  não implica em tanta perda de qualidade quanto o JPG, ele traz menos  cores e pode distorcer as imagens por conta disso.
GIF perde cada vez mais espaço para o 
PNG. Este formato, mais  novo, também traz compressão de arquivos sem perder qualidade, mas  suporta 24-bit, ou seja, um número muito maior de cores está disponível.
Por esta razão, o PNG vem substituindo o GIF, que tanto apareceu em  logos para a internet. Ambos suportam imagens com transparência e  animações, mas a qualidade do PNG é infinitamente superior.
O PNG é o formato ideal para a internet e, também, para tirar screenshots de sua Área de trabalho.
SVG: futuro?
Enquanto JPG, GIF e PNG são formatos de compressão de arquivos BMP, o  formato SVG é um arquivo baseado em texto e descreve as imagens com  formatos vetoriais. Eles são capazes de comprimir ainda mais os  arquivos, sem perda nenhuma de qualidade (mesmo ao redimensionar as  imagens).
Assim como PNG e GIF, o SVG pode suportar transparências e animações.  Este formato, por sua qualidade, mesmo com grande capacidade de  compressão, é ideal para smartphones e tablets, que possuem hardware  mais limitado do que computadores.
A tecnologia melhora a cada dia e, com ela, a qualidade das imagens.  Novos tipos de arquivos continuam surgindo à medida que os equipamentos  melhorar sua capacidade de captar imagens. Saber qual é a indicação de  cada um dos arquivos pode ser muito útil na hora de produzir imagens e  trabalhos.