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domingo, 10 de outubro de 2010

Charada

O que o Lombardi falou quando chegou no céu?
R: Silvio Santos vem aí...

Charada

Adriano, Vágner Love e Bruno em um carro. Quem dirige?
R: A polícia.

Google cria carro que dispensa motorista

Veículo está sendo testado na Califórnia
Quem circulou pelas ruas de Los Angeles e San Francisco recentemente pode ter visto um carro Toyota Prius com um cilindro de metal esquisito no teto. Mais difícil de notar era o fato de que a pessoa ao volante não estava dirigindo.
O carro é um projeto do Google, que vinha trabalhando em segredo para criar veículos que andam sozinhos. Os carros usam um software de inteligência artificial que percebe qualquer objeto perto do veículo e reproduz decisões tomadas por um humano.
Os carros são monitorados por dois funcionários do Google. Um fica no banco do motorista, mas só dirige em caso de emergências. O segundo técnico fica no banco de passageiros, controlando o software de navegação. Sete carros do Google já andaram mais de 1,6 mil quilômetros sem intervenção humana e mais de 220 mil quilômetros com intervenção humana moderada.
De olho na segurança
Carros autônomos ainda estão muito longe da produção em massa. Mas especialistas que há muito tempo sonham com eles acreditam que esses veículos podem transformar a sociedade de forma tão profunda quanto a internet.

NYT
Carro do Google em San Francisco: ainda longe do consumidor final
Carro do Google em San Francisco: ainda longe do consumidor final       
Motoristas robôs reagem mais rápido do que humanos, têm visão de 360 graus e não se distraem. Eles também não dormem ao volante nem ficam embriagados, argumentam os engenheiros.
Esses profissionais falam principalmente da questão de vidas salvas e da prevenção de acidentes – mais de 37 mil pessoas morreram em acidentes de carro nos Estados Unidos em 2008.
Os engenheiros dizem que a tecnologia pode dobrar a capacidade das estradas ao permitir que os carros andem mais próximos uns dos outros de modo seguro. Como os veículos automatizados seriam menos propensos a bater, eles poderiam ser mais leves, diminuindo o consumo de combustível. Mas, claro, para que sejam realmente mais seguros os carros devem ser mais confiáveis do que, por exemplo, os atuais computadores. Eles travam de vez em quando e são frequentemente infectados por vírus.
Google: muito além da busca
As pesquisas do Google sobre carros automáticos provam que as ambições da empresa vão muito além da ferramenta de busca. O projeto também sai do típico cenário do Vale do Silício, muito mais focado em rede sociais e mídia digital para cinema.
Em um teste dos carros automáticos do Google, um modelo Prius saiu da sede da empresa, cerca de 50 quilômetros ao sul de San Francisco e se infiltrou no trânsito da cidade sem problemas. Ele andou no limite de velocidade local, informação embutida no banco de dados do veículo. O dispositivo sobre o teto do carro produziu um mapa detalhado dos arredores.

NYT
No trânsito: mensagens alertam motorista
No trânsito: mensagens alertam motorista
Ao andar por Mountain View, o veículo parou em sinais vermelhos e emitiu mensagens como “faixa de pedestres está próxima” para alertar a pessoa ao volante. A mesma voz feminina agradável usada em alertas poderia, por exemplo, alertar o motorista se algum dos sistemas do carro falhasse.
Várias personalidades
O carro pode ser programado com várias modalidades de direção. Desde cautelosa, na qual é mais provável que dê a vez para outro carro, até agressiva, quando é mais provável que tome a dianteira.
Christopher Urmson, engenheiro de robótica da universidade de Carnegie Mellon, estava ao volante durante os testes, mas não dirigia o carro. Para tomar o controle do veículo ele tinha três alternativas: pressionar um botão vermelho, pisar no freio ou girar o volante. Durante os testes ele interveio duas vezes. A primeira quando um ciclista desrespeitou um sinal vermelho e a segunda quando um carro à frente parou e deu ré para entrar numa vaga.
Quando voltou ao modo automático, o carro fez um pequeno barulho, parecido como entrar no modo warp de Jornada nas Estrelas, e Urmson então descansou os braços e pôde gesticular ao conversar com um passageiro no banco de trás. Ele contou que o carro chama a atenção, mas a maioria das pessoas acha que ele é apenas uma nova geração dos carros do Street View.
Projeto começou em Stanford
O projeto do carro automático foi concebido por Sebastian Thrun, 43 anos, diretor do laboratório de inteligência artificial da Universidade de Stanford. Ele também é funcionário do Google e o criador do serviço Street View.
Em 2005, ele liderou uma equipe de Stanford que criou o carro automático Stanley. O projeto foi o vencedor de um concurso realizado pela Darpa, agência científica do governo dos Estados Unidos, e ganhou um prêmio de US$ 2 milhões. No concurso, o Stanley andou sozinho por mais de 200 quilômetros no deserto da Califórnia.
Além do time de 15 engenheiros trabalhando no atual projeto, o Google contratou mais de dez pessoas, todas com histórico perfeito de direção. Elas foram contratadas para ao volante durante os testes, ganhando US$ 15 por hora. O Google usa seis carros Prius, da Toyota, e um Audi TT no projeto.
NYT
Hardware: porta-mala do carro leva aparato tecnológico
Hardware: porta-mala do carro leva aparato tecnológico
Os pesquisadores dizem que o Google ainda não tem um plano para criar um negócio a partir desse projeto. Thrun é conhecido com um promotor do potencial de veículos robóticos para tornar as estradas mais seguras. Essa é também uma visão de Larry Page, cofundador do Google, segundo várias pessoas envolvidas no projeto.
O carro que anda sozinho é um exemplo da vontade do Google de apostar em tecnologias que podem não dar resultado a curto prazo, afirma Thrun. Mesmo os mais otimistas não acreditam que essa tecnologia chegue ao mercado em menos de oito anos.
Uma das possibilidades de lucro para o Google é fornecer informação e serviços de navegação para fabricantes de carros automáticos. A empresa pode até mesmo oferecer o sistema de graça, como faz com o Android, plataforma de smartphones.
Questões legais
O advento de carros automáticos traz problemas jurídicos espinhosos, reconhecem os engenheiros do Google. Na lei de hoje, um humano deve estar no controle do automóvel sempre. Mas o que isso quer dizer se a pessoa não está prestando atenção quando o carro cruza, por exemplo, uma área de escolas, deixando tudo a cargo do robô? No caso de um acidente, quem seria o culpado? O dono do carro ou o fabricante do software?
“A tecnologia está à frente da lei em muitas áreas”, diz Bernard Lu, conselheiro do Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia. “Quando observamos as leis de trânsito, há dezenas de leis que falam especificamente do motorista e presumem que ele está no controle todo o tempo”.
Os pesquisadores do Google dizem que examinaram com cuidado as leis de trânsito da Califórnia. Eles concluíram que, se um humano pode intervir no controle automático do carro a qualquer momento, os testes são legais. Lu concorda.
Estudo começou nos anos 1960
Cientistas e engenheiros vêm projetando veículos autônomos desde os anos 1960. Mas um avanço importante ocorreu apenas em 2004, quando uma equipe do Pentágono iniciou o concurso de carros-robôs.
A primeira edição do concurso foi um fracasso. Mas, em 2005, a equipe de Thrun projetou o Stanley. O carro ganhou uma corrida contra um rival criado pela Universidade Carnegie Mellon. Menos de dois anos depois, outra edição do evento provou que veículos autônomos podiam andar com segurança em ambientes urbanos.
Os avanços são tão grandes que Thrun soa como um evangelista quando fala de carros autônomos. Segundo ele, há potencial para reduzir o consumo de combustível, diminuir a taxa de acidentes e construir automóveis mais leves.

Há até mesmo a possibilidade ainda distante de carros que não precisam de ninguém ao volante. Esses veículos seriam acionados eletronicamente, o que permitiria que as pessoas compartilhassem os veículos. Assim, seriam necessários menos carros, o que reduziria a necessidade de estacionamentos.
E, claro, os carros poderiam salvar os humanos deles mesmos. “Podemos mandar duas vezes mais mensagens de SMS enquanto dirigimos, sem culpa?”, pergunta Thrun. “Sim, podemos. Mas só se os carros andarem sozinhos”.

Frase do Dia

Se o Xororó fosse dono de uma sorveteria, nela teria uma sobremesa chamada Sundae Junior.

Serra herda 51% dos votos de Marina, aponta Datafolha

Os votos dos eleitores de Marina Silva vão neste momento majoritariamente para José Serra (PSDB). Segundo o Datafolha, o tucano herda 51% dos quase 20 milhões de votos obtidos pela candidata do PV no primeiro turno da eleição.

Dilma Rousseff (PT) fica com apenas 22% dos votos de Marina, conforme pesquisa realizada pelo Datafolha para a Folha e a Rede Globo anteontem com 3.265 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

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O percentual dos eleitores de Marina dispostos a migrar para Dilma sofreu quedas nos últimos dias. No levantamento do Datafolha de 28 e 29 de setembro, a petista tinha 31% dos votos da candidata verde. Na véspera da eleição, oscilou para 29%. Agora, está com 22%.



Curiosamente, Serra não aumenta sua capacidade de absorver os simpatizantes de Marina Silva. Ele tinha 51% nos dias 28 e 29 do mês passado. Oscilou para 50% na véspera do primeiro turno. Hoje, voltou aos 51%.

O que aumentou entre os "marinistas" foram os indecisos: eram 4% antes do primeiro turno. Agora são 18%. Outros 9% pretendem anular o voto ou votar em branco.

A candidata do PV anunciou que fará uma série de consultas antes de anunciar um possível apoio a Dilma ou Serra. Mas essa decisão divide os eleitores brasileiros.

Segundo o Datafolha, para 42% Marina deveria apoiar Dilma. Outros 41% querem que ela declare uma adesão a Serra. E 7% dizem que a verde não deveria apoiar ninguém. Há também 10% que não souberam responder.

Quando o Datafolha pergunta só aos eleitores de Marina, 54% a querem ao lado de Serra. Apenas 23% sugerem apoio a Dilma.

Quando questionados sobre o que acham que ela fará, 38% dizem que Marina acabará apoiando Serra. Outros 32% acham que ela caminhará em direção a Dilma. Só 8% acreditam em neutralidade.

O problema para Marina --e para quem deseja ficar com o seu apoio formal-- é que 56% dos eleitores julgam ser indiferente o que ela fará.

Apenas 26% dos eleitores dizem que até poderiam votar no candidato apoiado por Marina. Há ainda 13% para os quais o apoio da verde os faria rejeitar tal candidato.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exerce influência sobre 39% dos eleitores que dizem que podem votar em quem ele indicar.

Na cidade do vencedor da Mega-Sena, todo mundo é suspeito

Todas as conversas em Fontoura Xavier transformaram-se em especulações e brincadeiras sobre o ganhador de quase R$ 120 milhões

Cidades pequenas costumam ter suas lendas, suas fofocas e seus causos. Fontoura Xavier teve na manhã desta quinta-feira seu repertório renovado. As histórias sobre o ganhador da Mega-Sena, que levou o maior prêmio único da história, quase R$ 120 milhões, se multiplicam pela cidade de 11 mil habitantes no interior do Rio Grande do Sul.
Um desconhecido homem de São Paulo que passou esta quarta-feira pela cidade em uma caminhonete Saveiro é uma das especulações. Segundo essa lenda, ele teria prometido enviar parte do prêmio aos funcionários da Lotérica Boa Sorte, única da cidade, onde o bilhete foi registrado. Mas é mais uma lenda, contada em rodas de bar ou de carteado. Pelo menos é uma lenda até que se confirme, como as outras.
Outro causo que as ruas contam diz que foi o irmão de um rapaz que vende bilhetes. Ou um pequeno agricultor da região, ou um comerciante. Segundo um funcionário de um posto de gasolina, a cada hora o favorito muda, e toda a cidade logo fica sabendo e cochichando.
Os olhares são de desconfiança, “todo mundo é suspeito”, diz Taffarel, frequentador de um pequeno mercado tocado por Nelci e Lucas. Taffarel lembra o goleiro campeão do mundo em 1994, e diz que é primo do ex-jogador. “Assim como boa parte da cidade, aqui é cheio de Taffarel”, explica rindo. Lucas diz que o vencedor já deve estar longe, mas ressalta que a criminalidade na cidade é quase nenhuma.
O começo de conversa é apenas com Lucas, mas vai chegando gente e todos vão opinando. O assunto interessa a todos, assim como a presença de um repórter de fora da cidade. O alvoroço com diversos veículos de comunicação chegando ao local é grande. Nelci diz que “dá pra comprar toda a cidade com o dinheiro”, e todos concordam que a pessoa já deve estar longe, mas se unem também na torcida para que a cidade inteira ganhe com o fato: “tomara que daqui a uns cinco anos quem ganhou volte e invista um pouco aqui”, diz Lucas, ao que todos assentem esperançosos.
A possibilidade de que o vencedor seja alguém que mora na zona rural e ainda não saiba que está rico também é levantada. Boa parte da população de Fontoura Xavier mora nessas regiões e, segundo Lucas, recebe Bolsa Família. “Tem muita gente que recebe Bolsa Família e, com um troquinho que sobra, joga na loteria”, diz.
A cidade é feita em grande parte de pequenas casas de comércio. Um bar na rua principal tem uma mesa de sinuca no centro, deixada sozinha por oito homens que jogam canastra com apostas altas. Notas de cinquenta circulam livremente em uma mesa encolhida num canto do boteco. Ali as conversas também trazem histórias sobre a Mega-Sena. O causo do paulista da Saveiro surgiu ali. Cada um que chega ao bar é recebido com a saudação “taí o cara que ganhou o dinheiro” e suas variações.

Filho de Tiririca diz que pai sabe ler

O humorista Tiririca, eleito o deputado federal mais votado do Brasil, ainda está descansando com a família, aqui em Fortaleza De acordo com seu filho, Everson Silva, o palhaço Tirulipa, ele está numa praia próxima à capital, "só curtindo", e deve se apresentar à Justiça de São Paulo para provar que sabe ler e escrever, em 14 de outubro.

Silva não quis dizer o nome da praia, mas afirmou que se encontra com o pai quase todas as manhãs, desde que ele chegou à cidade, após a eleição.

Segundo denúncia do Ministério Público Eleitoral, acatada pela Justiça, Tiririca falsificou o documento que apresentou para mostrar que é alfabetizado.

Tirulipa afirmou que o pai não é analfabeto. Ele acredita que mais "coisas" devem surgir, na tentativa de prejudicar o humorista. "Ele sabe ler. O problema é o seguinte: vão vir mais coisas, não vai ser só isso não. Começaram com um lance de um terreno que meu pai tinha, que havia passado para o nome da minha avó e foram atrás disso aí. Depois, foi a do analfabetismo. Depois foi o negócio da morte. Disseram que meu pai tinha morrido, no sábado antes da eleição, na internet", disse.

Para Silva, as acusações contra seu pai são decorrentes de interesses da oposição, pelo fato de sua votação ter levado para a Câmara mais três.

"Meu pai disse: ´Não vou dar margem para isso, porque vão bater de todo jeito´. Não é nem pelo meu pai, é pelo partido e as pessoas que ele levou. Acho que a galera não está preocupada com ele. Ele é um cara bacana, é um cara legal. Eles devem estar fazendo isso em nome dos caras", disse. Apesar da polêmica, Silva disse que o pai está muito bem e "feliz pra caramba". Segundo o palhaço, o desejo de Tiririca é somente se apresentar à mídia depois que for submetido ao teste na Justiça.

Brasil: sondagem dá a Dilma sete pontos de vantagem sobre Serra

A candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) à Presidência do Brasil, Dilma Rousseff, ganharia a segunda volta das presidenciais brasileiras ao adversário José Serra com uma vantagem de sete pontos se as eleições fossem realizadas hoje.
Uma sondagem divulgada este sábado, feita pelo instituto Datafolha para o jornal Folha de S. Paulo e a cadeia de televisão Globo, dá à candidata do PT 48 por cento das intenções de votos.

José Serra, o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), ficaria com 41 por cento dos votos.

Esta é a primeira sondagem sobre a segunda volta das eleições presidenciais brasileiras, marcada para 31 de outubro.

Apesar da vantagem para a candidata apoiada por Lula da Silva, Dilma Rousseff melhora pouco mais de um ponto percentual face ao resultado da primeira volta (46,91%) enquanto José Serra cresce mais de oito, com os especialistas a apontarem para a possibilidade de o social-democrata ter conquistado algum do eleitorado de Marina da Silva, a candidata que na primeira volta concorreu pelo Partido Verde e conseguiu quase 20 por cento dos votos.

Dilma tem a sua principal frente de apoio no Nordeste, a região que concentra o maior número de beneficiários do programa social Bolsa Família, lançado por Lula da Silva, ao conseguir na região 62 por cento das intenções de votos, o dobro de Serra (31%).

Entre os inquiridos, sete por cento dizem estar indecisos e quatro por cento vão votar em branco ou nulo, diz a sondagem, que tem uma margem de erro de dois pontos percentuais e foi realizada entre quinta e sexta-feira com recurso a 3265 entrevistas.

O primeiro debate entre os dois candidatos acontece hoje na TV Bandeirantes.

Facebook lidera números de visitas com relação à Twitter

Chama-se a atenção o grande número de visitas que a rede social tem por mês. A audiência deste site em agosto chegou perto dos 9 milhões de visitas, em comparação com 1,5 milhão no mesmo mês do ano passado. Foi feito uma pesquisa, onde a mesma revelou que o Brasil é o país em que o Twitter mais faz sucesso: 23% dos brasileiros online acessam este site.

A diferença é pequena, mas a ferramenta de microblog perdeu para o Facebook em número de visitas. Em segundo lugar no ranking está o Windows Live, site que reúne serviços como Hotmail, armazenamento de blogs e fotos e MSN.

Na pesquisa foi levado em conta, apenas os acessos neste site oriundos de computadores pessoais ou de empresas, onde foram dispensados os que acessam via celular. Não esquecendo que os acessos via computadores públicos como LAN House ou cafés e entre outras meios de acesso público não foram constatados nas estatísticas de acesso.

Estimasse que o grande número de acesso as redes sociais vem crescendo frequentemente pelo fato da agilidade na distribuição de informações, levando em conta não apenas um bom serviço disponibilizado pelas redes sócias, mas a forma que a notícia é levada e expressa. Pois nos dias de hoje visasse uma grande agilidade na entrega de informações para terceiros com ênfase numa melhor prestação de informação, também não esquecendo que as redes sociais são um dos propulsores para uma melhor relação entre as pessoas.

As redes sociais são uma das atividades bastante usadas pelos brasileiros, onde os mesmos dedicam uma estimativa de 20% de seu tempo de navegação para a mesma. Levando em consideração que o visitante médio passa no Orkut 4,6 horas acessando.