Ads 468x60px

Sample text

Social Icons

Sample Text

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Hologramas em tempo quase real

Pesquisadores conseguem produzir e transmitir as imagens trimensionais em dois segundos

Pesquisadores da Universidade do Arizona desenvolveram uma técnica para a formação de hologramas praticamente em tempo real. O sistema utiliza 16 câmeras 2-D para captar um objeto por diferentes ângulos. Essas imagens são processadas em um sistema de impressão holográfica 3-D e projetadas, por laser, em uma tela fotossensível. A imagem projetada é trocada a cada dois segundos. O avanço da técnica é esse tempo reduzido para mudar a imagem (até agora, essa troca, em outros sistemas, demorava alguns minutos). Isso é possível graças ao material utilizado na tela: um novo tipo de plástico, chamado polímero fotorrefrativo. Para alcançar um efeito semelhante ao que assistimos na TV, os pesquisadores, liderados por Nasser Peyghambarian, precisam conseguir atualizar a imagem para cerca de 30 vezes por segundo. 
São apontadas muitas utilidades para o desenvolvimento dos hologramas instantâneos. Por exemplo, em medicina, poderiam servir para a transmissão de cirurgias e novas técnicas para especialistas espalhados em todo mundo. A indústria automobilística também poderia simular novos modelos de veículos. E, nos cinemas 3-D, o público não precisaria mais usar óculos.

Várias das reportagens sobre a nova técnica trouxeram a comparação inevitável com “Guerra nas Estrelas”. Em um dos filmes da saga, Luke Skywalker vê uma mensagem tridimensional, um pedido de socorro, enviada pela princesa Leia projetada pelo robô R2D2.

A pesquisa foi divulgada na revista Nature. No site da publicação há vídeos demonstrando como funciona o sistema.